No setor hospitalar, é imprescindível o uso de transformadores isoladores para proteção e prevenção contra possíveis problemas elétricos. Por isso, é enorme a importância do transformador de separação para sistema IT Médico Tamura Brasil.
Uma das principais causas de incêndios são as falhas em instalações elétricas. Em uma residência, indústria ou estabelecimento comercial isso já é devastador. A gravidade é multiplicada exponencialmente se o incêndio ocorrer em uma sala de cirurgia ou em qualquer outro espaço de um hospital. A probabilidade de fatalidades é muito maior.
Os eventos que podem surgir do fornecimento de energia elétrica são diversos, mas todos têm um denominador comum: representam a diferença entre a vida e a morte em estabelecimentos médicos. As consequências de uma queda momentânea de energia ou de uma oscilação na rede elétrica podem ser fatais especialmente durante procedimentos cirúrgicos. Além disso, como pôde ser visto durante a pandemia de covid-19, podem ter consequências desastrosas para pacientes que dependem de aparelhos e respiradores para continuarem vivos.
Transformador de Separação para Sistema IT Médico
O Transformador de separação para sistema IT médico é um dispositivo que proporciona proteção contra choques elétricos, capaz de evitar curtos-circuitos ou acidentes com energia elétrica que resultem em incêndios. Ele separa um circuito elétrico ou eletrônico da rede elétrica, garantindo o funcionamento adequado deles. É um transformador similar a qualquer outro, mas recomendado para aplicações que possuem circuitos mais sensíveis.
Os transformadores de uso clínico são fabricados para garantir a maior segurança possível para os pacientes. Eles isolam o fornecimento de energia elétrica externo das fontes de alimentação dos diferentes aparelhos e dispositivos usados na medicina.
Características e Vantagens do Transformador de Separação para Sistema IT Médico
A importância do transformador de separação em hospitais é vital. Sua fabricação é feita de acordo com normas técnicas internacionais e regulamentos de cada país.
Entre suas principais vantagens, encontra-se a capacidade de evitar riscos aos pacientes, como correntes de fuga que passariam pelo corpo deles. Também evita macrochoques na equipe médica e garante a continuidade da energia elétrica diante da eventualidade de falha na rede.
Além disso, em conjunto com outras medidas complementares, permite prevenir e monitorar possíveis microchoques em pacientes. Por fim, outra de suas principais vantagens é a redução de interferência eletromagnética, garantindo a segurança e o funcionamento correto dos aparelhos médicos.
Áreas de aplicação em hospitais
Já vimos que os transformadores de separação para sistema IT médico são essenciais tanto para a segurança da equipe médica como dos pacientes. Portanto, a fabricação deles baseia-se em projetos específicos para instalações em estabelecimentos clínicos.
Em clínicas e hospitais, a instalação do sistema elétrico deve seguir as normas técnicas e ter isolamento garantido. É nesse ponto que os transformadores projetados para uso médico entram em cena, evitando choques elétricos e garantindo a continuidade do fornecimento de energia elétrica. Há modelos de transformadores monofásicos e trifásicos. Ambos têm isolamento galvânico entre os enrolamentos primários e secundários para uso em espaços como salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, entre outros, de acordo com a norma IEC EN 61558-2-15.
Essa norma estabelece especificações como alto nível de isolamento, com uma tela eletrostática entre o primário e o secundário e potência entre 0,5 kVA e 10 kVA para transformadores monofásicos e trifásicos.
Em síntese, esses dispositivos são essenciais na inovação hospitalar. As salas médicas estão cada vez mais tecnológicas, com robôs e ferramentas para operar de formas menos invasivas, equipamentos para monitoramento em tempo real e remotamente etc. Em outras palavras, um aparato crescente que requer, mais do que nunca, transformadores especialmente desenvolvidos para uso médico.