• Conteúdo
  • Setor Elétrico
  • Transformadores

Diferenças entre transformadores a seco e a óleo

Diferença entre transformador a seco e transformador a óleo

Sinteticamente falando, o transformador é um equipamento elétrico passivo que tem a capacidade de transportar o nível de tensão de um sinal de corrente alternada a outro nível de tensão necessário em alguma aplicação específica. Em outra publicação, o artigo “O que é um transformador“, explicamos com mais detalhes seu princípio de funcionamento, características técnicas e construtivas. Agora vamos mostrar a você as diferenças entre um transformador a seco e um transformador a óleo.

Transformadores no cenário tecnológico atual

Atualmente, a variedade de tipos de transformadores é enorme. Isso ocorre porque a diversidade de aplicações que necessitam de transformadores específicos vem aumentando. Portanto, como os projetos dos transformadores objetivam as mais variadas aplicações, cada um de seus tipos é sempre adequado à necessidade específica de cada aplicação.

Em resumo, a classificação dos transformadores estrutura-se a partir de diversas características, e uma delas é o meio utilizado para o processo de resfriamento, que pode ser a óleo ou a seco.

Linhas de transmissão de energia
Linhas de transmissão de energia

Processo de Resfriamento

Resfriar os transformadores é um procedimento fundamental da manutenção deles. Afinal, esta é uma das ações que elevam a sua durabilidade.

Quanto aos modelos a óleo, eles utilizam a troca de calor entre o óleo e o ambiente. Por outro lado, os modelos a seco utilizam a movimentação do ar.

Muitas vezes, é possível que os transformadores contenham bombas ou ventiladores para fazer com que o ar e o óleo circulem, com o intuito de tornar esse processo ainda mais eficiente.

Diferença entre um transformador a seco e um transformador a óleo
Transformador a óleo (à esquerda) e transformador a seco (à direita)

Como escolher entre um transformador a seco e um transformador a óleo?

Como todo equipamento, cada um desses tipos de transformador apresenta vantagens e desvantagens. Por isso, a escolha do usuário por um ou outro deve resultar de um balanço de prós e contras a partir das peculiaridades de cada aplicação.

Os principais itens que se deve levar em conta na balança dessa escolha são: custo-benefício, segurança e relação com o ambiente.

Custo-benefício de um transformador a seco e um transformador a óleo

Geralmente, o investimento em um transformador a óleo de determinado nível de tensão tende a ser menor do que o valor de aquisição de um transformador a seco do mesmo nível tensional.

Porém, o transformador a óleo, dependendo de sua aplicação, pode necessitar de instalações mais caras, além de manutenções periódicas para a troca do óleo, que não existem em transformadores a seco.

Antes de tomar a decisão, sempre coloque na ponta do lápis todos os custos que envolverão a instalação
A depender da instalação, o transformador a seco é o melhor investimento

Segurança

Neste ponto, o transformador a óleo apresenta uma pequena desvantagem. O óleo é inflamável, por isso é preciso ter uma estrutura adequada para a sua instalação. Normalmente, ele demanda um conjunto de ações voltadas para combater o risco de incêndios, como a instalação de portas corta-fogos, além de um sistema de recolhimento do óleo caso ocorra vazamento.

Em contrapartida, o transformador a seco não oferece esse risco. Inclusive, ele pode ser fabricado a partir de matérias-primas com selos ambientais que o classificam como não inflamável.

Um transformador a seco tem diversas vantagens em relação a um transformador a óleo no quesito segurança
Um transformador a seco oferece menos riscos

Relação com o ambiente

Considerando o impacto do transformador ao meio ambiente, o transformador a óleo oferece o risco de vazamentos, por isso é obrigatório descartar os resíduos por meio de trocas periódicas de seu fluido refrigerante. Por outro lado, o transformador a seco opera somente com a circulação do ar por suas bobinas e não gera resíduos.

Além do impacto do transformador no meio ambiente, existe o impacto que o ambiente exerce neste equipamento. A opção a seco não é tão sensível à umidade e a outros fatores ambientais, como temperaturas extremas. Além disso, seus projetos ajustam-se a diversas condições climáticas. Já o transformador a óleo é afetado pela umidade, pela salinidade e por fatores oxidantes.

Um transformador a seco oferece menos riscos ao meio ambiente
A escolha do transformador oferece impactos ao meio ambiente.

Concluindo, o usuário deve escolher o transformador que mais atenda às expectativas do seu projeto, tendo em mente um perfeito funcionamento em longo prazo.

Tamura Brasil

Enfim, agora você já sabe qual é a diferença entre um transformador a seco e um transformador a óleo. Queremos, então, frisar que a qualidade do projeto e a procedência de suas matérias-primas influenciam a eficiência do equipamento.

Conheça a ampla linha de transformadores a seco de baixa e média tensão da Tamura Brasil. Com foco na qualidade e eficiência de seus produtos, fornecemos o que há de melhor, contribuindo com avanços tecnológicos alinhados à evolução do mercado.

Compartilhar:
Conteúdos Relacionados
Tem alguma sugestão de conteúdo?
Acesse a nossa página de contato e nos deixe a sua sugestão:
Acessar Contato
Conteúdo
Mais Recentes
Voltar ao início

Somos credenciados nos parceiros:

Logo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

Tamura Brasil - Indusul Indústria de Transformadores LTDA

Unidade Santa Catarina - CPNJ: 01.390.877/0001-07

Unidade Minas Gerais - CPNJ: 08.018.660/0001-01