• Conteúdo
  • Setor Elétrico
  • Transformadores

Transformadores para energia renovável

Transformador para energia renovável fabricado pela Tamura Brasil
Transformador para energia renovável fabricado pela Tamura Brasil

A geração de energia através de fontes renováveis tem crescido a passos largos nos últimos anos. Em vários lugares do mundo, a energia renovável já é mais barata que a energia vinda de fontes fósseis. Mas a adoção dessa forma de geração ainda é pequena devido aos desafios encontrados em conectar essas fontes de energia à rede elétrica. Para que a eletricidade com zero emissão de carbono seja bem-sucedida, as redes de energia renovável precisarão se tornar mais acessíveis e confiáveis. Neste sentido, a utilização de transformadores desenvolvidos especificamente para energia renovável é de fundamental importância.

Fontes de energia renovável
Energia Solar e Eólica são fontes de energia renovável

Fontes de energia renováveis, como placas fotovoltaicas, não teriam problema nenhum em gerar energia suficiente para sustentar o mundo inteiro. Porém, o tratamento e a entrega dessa energia têm se provado como grandes obstáculos para a disseminação desse tipo de geração. Transformadores aprimorados para energia renovável podem ser uma das soluções para esses problemas.

Principal problema em relação ao uso de transformadores para energia renovável

Tradicionalmente, transformadores rebaixam ou elevam a tensão de acordo com a aplicação. O controle da tensão não costuma ser um desafio, porém, com energias renováveis essa questão já não é tão simples. Placas fotovoltaicas e turbinas eólicas não geram uma quantidade consistente de energia. À noite, praticamente não há geração de energia, e, conforme o sol nasce durante a manhã, as células fotovoltaicas começam a conduzir. Isso resulta em grandes oscilações de geração de energia, assim como em uma variação da pressão dentro dos tanques de transformadores a óleo. Além disso, esses sistemas de geração também precisam de inversores especiais para converter em tensão alternada a tensão gerada por essas fontes. No caso de painéis solares, essa tensão é sempre contínua, e, para aerogeradores, pode ser contínua ou alternada. Portanto, a geração de energia por fontes renováveis requer transformadores especiais, desenvolvidos especificamente para energia renovável.

Uso do transformador para energia renovável
Aplicação do transformador para energia renovável

Nos próximos anos, o crescimento das instalações de placas solares nos telhados de residências levará ao surgimento de mais fornecedores para vender a energia excedente durante o dia e consumir da rede em horários de pico.

A solução

Transformadores para energia renovável possibilitam fluxo bidirecional da energia da rede para as residências, assim como das residências para a rede. A casa que gera a energia não iria desperdiçá-la, e a área ao redor dependeria menos da energia derivada de fontes não renováveis. Além disso, transferir energia através da rede também ajuda a eliminar a necessidade de armazenamento da energia excedente. Isso porque o armazenamento de energia é notoriamente desafiador, já entregar a outro ponto da rede é muito mais manejável.

Transformador para energia renovável fabricado pela Tamura Brasil
Transformador para energia renovável fabricado pela Tamura Brasil

Os transformadores comuns não são suficientes para atender às diferentes necessidades das fontes de energia renováveis. Transformadores mais inteligentes conseguem não apenas fornecer energia da rede aos consumidores, mas também o oposto. Como resultado, eles garantem o aproveitamento de toda energia gerada por fontes renováveis.

Por esses e outros motivos, os transformadores capazes de atender aos requisitos para gerar energia renovável são uma tendência e, provavelmente, irão se tornar cada vez mais comuns e necessários. A Tamura Brasil produz esses produtos de acordo com as normas internacionais, com características técnicas alinhadas à necessidade de cada projeto.

Para garantir a qualidade da execução de todo tipo de projeto elétrico, é importante escolher transformadores para energia renovável com características construtivas de alta qualidade, como os fornecidos pela Tamura Brasil.

Compartilhar:
Conteúdos Relacionados
Tem alguma sugestão de conteúdo?
Acesse a nossa página de contato e nos deixe a sua sugestão:
Acessar Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo
Mais Recentes
Voltar ao início

Somos credenciados nos parceiros:

Logo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

Tamura Brasil - Indusul Indústria de Transformadores LTDA

Unidade Santa Catarina - CPNJ: 01.390.877/0001-07

Unidade Minas Gerais - CPNJ: 08.018.660/0001-01